Com mudança no transporte público, SAJ deve contar com 14 ônibus para atender população, diz secretário

Em entrevista ao Programa do Valente, Cosme Bittencourt, Secretário de Trânsito e Transporte de Santo Antônio de Jesus, discutiu detalhes sobre o contrato com a nova empresa de ônibus, a JRS Transportes. Após mais de 40 dias de pesquisas e reuniões, a empresa foi escolhida e anunciada nesta terça-feira (5)

“Foram mais de 40 dias de pesquisa de buscas de reuniões e cotações para a gente conseguir uma empresa e conseguimos esta semana, na sexta-feira”, contou Bittencourt, nesta terça ao radialista Léo Valente. 

Bittencourt revelou que 14 ônibus serão adicionados à frota, com 10 chegando imediatamente e mais 4 em breve. .

“Fizemos uma dispensa para 14 ônibus e estaremos recebendo de hoje para amanhã. Os outros estão terminando de arrumar para poder vir para Santo Antônio, mais 4 ônibus. A gente vai chegar aproximadamente 14 a 16 que vai atuar, mas vou pedir na licitação 14, no mínimo”, detalhou. 

Segundo o secretário, a empresa oferecerá gratuidade, com a prefeitura subsidiando parte dos custos. A seleção da JRS se baseou também na oferta de menores custos de gratuidade.

“Vamos ter a gratuidade, inclusive a disputa foi em cima de quem ofertasse o menor valor nessa gratuidade, desse o maior desconto. A empresa vem o custo de aproximadamente 30% da gratuidade. Quanto mais gratuidade eles carregarem, mais dinheiro eles vão receber da prefeitura”, contou. 

Bittencourt enfatizou a importância de escolher uma empresa com um histórico confiável. A JRS já atuou em Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, além de ter experiência com serviços para o governo do estado.

O contrato atual com a JRS é de 180 dias, um período de transição até a realização de uma nova licitação. O secretário mencionou que o processo licitatório para o transporte coletivo urbano está avançando, com previsão de conclusão para 2024.

Os ônibus devem começar a circular já nesta quarta-feira (6). “A nossa previsão é que amanhã, dia seis dos doze a gente já inicie os trabalhos com a JRS Transportes”. 

A chegada da JRS promete resolver problemas no transporte público que têm se arrastado por mais de um mês, como atraso em salários, por exemplo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *