Melhor mandante, público e top-3 em gols e defesa: os números do campeão Vitória na Série B

O Vitória fechou, no último sábado, a sua participação na Série B 2023. Embora tenha sido com derrota para a Chapecoense, em compromisso que usou um time alternativo em razão do título conquistado por antecedência, o Rubro-Negro manteve números brilhantes em uma competição que praticamente liderou de ponta a ponta.

Melhor mandante

O Vitória foi o melhor mandante da Segundona, com 14 triunfos, três empates e apenas duas derrotas, o que significa 79% de aproveitamento. Para se ter uma ideia da força do time no Barradão, o Rubro-Negro chegou a ficar nove partidas seguidas sem sequer sofrer gols.

Melhor público

Ninguém colocou mais torcedores no estádio que o Vitória na Série B 2023. Em 19 partidas, o Rubro-Negro recebeu 433.992 torcedores pagantes e arrecadou mais de R$ 8 milhões. A média de público do Rubro-Negro foi de 22.842, a maior de toda Segundona.

Campanha por turno

O Rubro-Negro abriu a Série B com cinco vitórias seguidas e logo mostrou que entrou na competição para ser campeão. Não por acaso, a equipe teve o melhor desempenho do primeiro turno e o segundo melhor do returno (só atrás do Atlético-GO). O Leão fechou a competição com 22 triunfos, seis empates e 10 derrotas, o que significa 63% de rendimento.

Terceira melhor defesa

O sistema defensivo foi um dos pontos altos do Vitória. O time sofreu 31 gols ao longo desta Série B e só não foi menos vazado que o Vila Nova e Novorizontino (30 gols sofridos cada um). Mas o Leão só não é líder nesta estatística por conta de um raro acidente de percurso, que aconteceu em setembro, diante do CRB. Na ocasião, o Rubro-Negro perdeu por 6 a 0, na maior goleada imposta sobre um líder da Segundona.

Segundo melhor visitante

O Vitória também teve bom desempenho quando precisou jogar longe de Salvador. Com oito triunfos, três empates e sete derrotas (50% de aproveitamento), o Rubro-Negro foi o segundo melhor visitante da Segundona, só atrás do Juventude. Entre os principais resultados estão as vitórias sobre Sport (tirou a invencibilidade do rival pernambucano em casa) e também diante do Novorizontino, em jogo que confirmou o acesso diante de um rival direto.

Terceiro melhor ataque

O Rubro-Negro fechou a campanha com 50 gols, só atrás de Sport e Atlético-GO. Um dos motivos que ajudam a entender o Leão de Salvador mais atrás é que o artilheiro Léo Gamalho, responsável por dez gols, fez somente 23 das 38 partidas do time na competição. Gamalho teve uma temporada de superação, ao vencer um câncer de pele ao longo do ano.

E agora é aguardar para ver quais vão ser os números em 2024. O Rubro-Negro encerra a temporada 2023 com sucesso e já se mexe para montar o elenco para o retorno para a Série A. O zagueiro Camutanga acertou renovação de contrato, e outros pilares do time devem seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *